Vai tunar seu celular? Um leitor que começou a ler agora pode ter achado que a frase inicial deste post foi escrita de maneira errada, afinal, o termo é empregado no ato de modificar a aparência e o motor dos carros. Mas não, em diversos fóruns e comunidades de internet a palavra tuning, que na sua língua original significa tune up, ou ajuste de motor, definitivamente está entrando em outro segmento, o de telefonia celular. Se você está satisfeito com os aplicativos e programas do seu aparelho pare por aqui, mas se a curiosidade é maior prossiga porque em breve o próximo bólido da telefonia poderá ser o seu celular.
Os telefones celulares estão mais equipados, desde câmeras digitais com alta resolução (um exemplo seria o Nokia 93, que vem com uma câmera de 3.2 megapixel e lentes Carl Zeiss Vario-Tessar, zoom ótico de 3x além de zoom digital de 20x bem como auto foco e modo close-up), mp3 players, possibilidade de realização de videoconferência e uma infinidade de apetrechos tecnológicos. Claro que as funções primordiais de ligar e desligar, além de mandar e receber sms, estão preservadas em todos os modelos e isso basta para uma boa parcela dos usuários. E isso já basta para muitos. Mas uma parcela dos novos consumidores deste tipo de produto já compra pensando em como “turbinar” o novo mimo, inicialmente desbloqueando serviços e restrições estabelecidos pelas operadoras.
Um exemplo está nos celulares LG, por meio de programas específicos que não são da fabricante é possível inserir vídeos devidamente convertidos dos seus formatos originais para um tipo de arquivo que roda nos celulares (.3g2). Aquele clipe que você adora ou até mesmo episódios de séries são comprimidos e rodam na telinha de aparelhos espalhados pelo Brasil. Aparentemente o hobby de muitas pessoas é descobrir as formas ou falhas de operadoras no bloqueio de aparelhos, o que força o usuário a usar os serviços tarifados da empresa. A VIVO, operadora cdma, é a campeã nas reclamações de bloqueios já que oferece aparelhos com funcionalidades de última geração mas bloqueados.
No caso do aparelho LG MX800, o Chocolate, os usuários que o “turbinam” conseguem passar para o celular fotos do computador, toques mp3 modificados, vídeos e outros itens que são impossibilitados pelas configurações originais. Apesar da aparente liberdade o Bluetooth ainda é um problema para esses apaixonados pelos “brinquedos”, assim como a inclusão de jogos, já que no caso da vivo o sistema é BREW e não Java.
Mas modificar esses itens não é coisa para amador ou somente entusiastas de aparelhos, um mínimo de intimidade com cabos, softwares e aparelhos é extremamente recomendável. É necessário citar que qualquer alteração feita em seu aparelho acarretará na perda da garantia do fabricante assim como o suporte de sua operadora. Muitos desprevenidos e aventureiros entram nessas configurações e por falta de conhecimento acabam modificando e danificando seriamente os celulares, então, se você não sabe, não faça.
Apagar itens de registro, modificações Flash e muitos outros detalhes podem mesmo dar muito trabalho e complicar a vida do aventureiro, mas para felicidade de muitos, os fóruns e comunidades no orkut ajudam e já disponibilizam roteiros completos de como desbloquear e “tunar” celulares como o V3, modelo que já vendeu mais de 50 milhões de unidades ao redor do mundo.
Com muitos cliques no mouse e um roteiro detalhado um aparelho bloqueado para toques mp3, bluetooth, no caso do cdma, pode liberar funções como trocar a imagem da operadora, usar o celular como webcam, aumentar o espaço interno, modificar a abertura colocar e até colocar 12 ícones no lugar dos nove de fábrica. No V3 gsm além de mudar o layout gráfico, é possível inserir jogos como o famoso Sonic, um clássico da Sega.
Assim como no mundo dos carros, modificar o celular torna um produto genérico algo exclusivo e é isso que muitos buscam, uma identificação que fuja do padrão, por isso cada um procura colocar sua foto ou música favorita como toque. Algumas operadoras percebendo isso facilitam a vida de clientes e permitem o livre acesso, mas em alguns casos é necessário se aventurar no mundo tunning dos celulares.
Para mais dados e dicas de como “tunar” seu aparelho aqui estão alguns links interessantes:
CELULANDO: Um dos principais sites sobre o assunto e praticamente te guia nas sombras